Falar dos outros é uma forma prática de desviar os olhos de nos mesmo. Focar no outro é uma maneira de não entrarmos em contato com nossos defeitos, atos e até sentimentos. Contudo, quando falamos dos outros estamos falando de nós. Pois quantas coisas acontecem a nossa volta e por que uma chama atenção e outra não? Porque há elementos nossos que são ativados por certas circunstâncias que nos enchem de medo ou de desejo.
Claro que há situações chocantes como a violência, desastres naturais, a morte e tantas outras. Entretanto, mesmo diante destas ocorrências cada pessoa fala sobre ela de forma muito única, cada um é ativado por emoções diferentes. Por isso poucas vezes os comentários são os mesmo e que cada um que conta um conto aumenta um ponto.
O falar dos outros, os boatos e fofocas seguem este mesmo sentido. É uma maneira de dizer do outro algo que se move dentro de nós que pode ir desde o medo de viver o mesmo até o desejo de fazer igual. Pois só é dito o que faz eco dentro de nós. Por isso não nos enganemos “a boca fala do que o coração está cheio” (Provérbio Bíblico – Mateus 12:34)
Nenhum comentário:
Postar um comentário